Essa sou eu

Essa sou eu
Perfil - Click na imagem

Seja bem vindo


By Scraps Gospel ®

quarta-feira, 24 de março de 2010

Preconceito

PRECONCEITO é um juízo manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.
Porem existem outras formas de preconceitos que passam despercebidos aos nossos olhos.



O DEFICIENTE  DEVE SER TRATADO COMO IGUAL

Na maioria das vezes, as pessoas com deficiência são tratadas diferentemente das outras, sofrem com os preconceitos e são privadas de suas liberdades. Isto porque a sociedade os encara como seres diferentes dos outros. Tudo isso, sem contar às dificuldades enfrentadas para ter uma vida mais digna.
O preconceito e a discriminação são tabús a serem quebrados, em grande parte dificultados pela falta de trabalho, para uma vida mais digna. "Os preconceitos são tantos que muitos deficientes não saem de casa".
Os deficientes tem os mesmo direitos que nós, pois são seres vivos, respiram, comem, em fim, só tem a incapacidade de mover alguma parte do corpo, então nós temos a missão de sempre ajuda-los que possível. Mas como ajudar ??? Sempre pergunte ao deficiente que tipo de ajuda necessita, ir ao banheiro, descer escadas, atravessar ruas, coisas deste tipo. Fazendo coisas tão fáceis de fazer para você e muito difícil para eles. Mas o excesso de preocupação pode ser perigoso. O melhor a fazer é sempre consultar a pessoa sobre sua necessidade. É uma forma de gerar conciência e responsabilidade nas pessoas. Também pode estar em uma faze inicial, por isso se alguém reclamar de dor na pernas ou não tem força na hora de tacar uma bola, aconselhe-a a ir a um médico, pois será o mais indicado á ela.



RACIAL

É Diiffííciill Compreender Que Exiisttem Seres Humanos Que Rejjeiittam

Outtros De Sua Própriia Raça,, Poiis,, Apesar De Terem Opniiões,,
Conceiittos E Tonalliidades De Pelles Diifferenttes,, Não Deiixam De Ser
“ Humanos “..

Preconceito a outra cor é denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...

Percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer melhor as pessoas, indiferente da cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.
O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma visão preconceituosa típica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, às vezes, uma boa dose de inveja.

SOCIAL

Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

É assustador ver as proporções que o preconceito vem alcançando sem que as pessoas se dêem conta, pois está mascarado em nosso cotidiano. O pior dos preconceitos, porém, apresenta-se cruelmente e sem artifícios: a discriminação social, regida e controlada pelo dinheiro. É justamente essa forma de conceito formado por antecipação que faz a desigualdade social aumentar absurdamente.
 A sociedade, que se diz democrática, deveria dar ouvidos a essa classe social posta em isolamento, e entender os motivos pelos quais os tachados incultos se encontram nessa situação. Esse seria o primeiro passo para pôr fim ao pior dos preconceitos, o social, que só faz aumentar as diferenças entre as pessoas, ao discriminá-las com base em critérios irrelevantes como o dinheiro.

SEXUAL

Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

O preconceito sexual é discriminar alguém pela sua orientação sexual. Homossexuais e bissexuais são agredidos por não serem "iguais" às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua orientação sexual, por medo de insultos e preconceitos de outra ordem. A sexualidade de uma pessoa não é uma "opção sexual", a maneira como ela irá desenvolver o seu desejo sexual depende de vários fatores (ainda discutidos pela psicologia).


 IDOSOS

“Viver bem a melhor idade é a solução para deixarmos de ser chamados de velhos e sermos reconhecidos pela sociedade como devemos”.


O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.

Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.
Na sociedade atual, em que o tempo e a velocidade ditam a ordem e a intensidade das relações, o idoso tem seu próprio ritmo, o que não quer dizer que seja menos competente. Existem limitações sim, que são plenamente superadas pela experiência. Ver o idoso como problema é ter uma visão míope do próprio futuro.
É necessário olhar para os idosos como pessoas capazes. “Estão na idade da liberdade. Trabalharam, formaram famílias, criaram filhos e agora querem viver a vida, aproveitando essa fase da melhor maneira possível”.

NACIONALIDADE OU NATURALIDADE

Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso... Todo brasileiro fala mal de norte americano (ou pelo menos um monte de brasileiros), mas é bem verdade que no Brasil o que mais se faz é imitar americano, tanto na linguagem (chat, login, homepage...) como na cultura ou, como pode se dizer, na alimentação (e haja fast-food).



RELIGIÃO

Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.




Hitler não acabou com os judeus... mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto... basta ficar reclamando da religião de alguém (ou do fato da pessoa não ter religião alguma) que já é preconceito.
O preconceito religioso é forte em várias partes do mundo, mais antigo do que o racismo, detalhado bem na era de cristo, a dois mil anos atrás.

Mas se quisermos poderíamos ser mais longes nessa especificação, onde lapidações comprovam que já existia o preconceito religioso bem antes do que imaginávamos, no começo da história da civilização humana, nas primeiras tribos, um ódio que foi se passando de pai para filho e permanece até hoje em pleno século XXI d.c.

MULHERES

É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.

LOIRAS

Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?



OBESIDADE

A obesidade é vista como um estigma, que caracteriza um estilo de vida desregrado. Em muitos casos, a doença é entendida como um problema moral, uma falha de conduta ou como sinal de desorganização da vida pessoal”.
A obesidade traz muitas dificuldades que vão além da esfera da saúde,dificultando o convivio social.
ao enfrentar um vendedor de loja o obeso se depara com a frase;"não temos nada do seu tamanho nesta loja".
São recusados por seguradores de saude por serem sinonimos de diabetes e doeças do coração.correm o risco de pagar mais caro em uma passagem aérea e são alvos de gozação nas escolas.

ESTILO DE VIDA

Ser emo ou algo do tipo não indica que  não são seres humanos!! 
As pessoas acham que quem adota um estilo de vida diferenciado não presta,pois elas estão muito enganadas, nas escola grande parte dos alunos tem preconceito contra emos ou roqueiros todos ficam zuando, será que ninguém entende que cada pessoa tem vida propria ?

PROSTITUTAS

"O preconceito interfere na interpretação dos jovens de hoje. Eles acham que as prostitutas são sacos de pancada. A violência sempre aconteceu, mas sempre foi muito pouco denunciada, pois, quando se faz a denúncia, a própria polícia condiciona a agressão ao fato da vítima ser prostituta"
O país vive um momento de conservadorismo. "Historicamente, os pais levavam os filhos para a iniciação sexual com prostitutas. Hoje, acho que esses pais ensinam os filhos a bater nelas."

Essa é a maneira como a sociedade vê a mulher. "Especialmente as prostitutas. A sociedade sempre dividiu as mulheres em duas categorias: a santa mãe de seus filhos e as prostitutas. O que mais me incomoda agora é que não se vê uma ação dos movimentos feministas do país. Ninguém se move ou aparece para falar sobre essa questão."


VICIADOS

Os usuários de drogas aparecem em segundo lugar no grau de aversão, perdendo apenas para os ateus. Entre as pessoas que o brasileiro menos gostaria de encontrar na rua, viciados em drogas aparecem em primeiro lugar.
Tornam-se usuarios de drogas não por serem marginais,diversos fatores os levam a tornar-se dependentes,quer sejam na vida familiar ou qualquer outro aspecto.

SEPARAÇÃO

Separação não é um assunto muito agradável. Mas já virou lugar comum. Há algumas décadas as pessoas separadas sofriam pelo preconceito e, principalmente as mulheres, eram mal vistas e de certa forma banidas do convívio com outros casais.
Ainda nos dias de hoje muitas crianças, adolescentes e mulheres sofrem esse tipo de preconceito por terem uma familia separada.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é livre para expor sua opinião,fique a vontade e volte sempre,obrigada.

Seja Bem Vindo - A Paz do Senhor Jesus

Chat resgat Net

Para trocar o nome : Você que esta verde com um nome estranho, para alterá-lo favor clicar em cima desse nome que está do lado direito na parte superior, abrirá outra janela , apaga o nome estranho e coloque um de sua preferencia e clica em OK.

Caixa de promessas

Você merece essa oportunidade

Estatisticas